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6 distúrbios de energia elétrica que você precisa conhecer

mai. 27, 2020

Tempo de Leitura : 05 minutos

Ouça o artigo abaixo:

Saiba quais são os 6 distúrbios de energia elétrica que você precisa conhecer 

Entender mais sobre os tipos de distúrbios de energia elétrica pode ajudar a resolver problemas com mais assertividade e evitar perdas de informações e equipamentos da sua empresa.


A antecipação de problemas para uma resolução planejada e rápida é uma característica dos profissionais da área de tecnologia da informação que buscam entregar resultados mensuráveis, utilizando ferramentas de forma eficaz. Quando falamos no campo da energia elétrica, como vetor para o crescimento das empresas, as ações que garantem uma boa gestão de TI podem estar em situações comuns à área, neste caso, como o conhecimento dos distúrbios elétricos.


Se a busca pela excelência na área de TI faz parte do dia a dia da sua agenda de negócios, leia agora este artigo e entenda mais sobre distúrbios elétricos. Temos certeza que você pode usar esse conhecimento para evitar travamento na sua operação de TI. 


Subtensões​ (Sag)

São distúrbios elétricos de curta duração, momentâneos e temporários. Podem ocorrer por causa queda/partida de grandes equipamentos, curto-circuitos, falha em equipamentos ou manobras da concessionária. Sags respondem por cerca de 87% de todos os distúrbios elétricos.

Efeitos danosos para a empresa: travamento de computadores, perda de dados e erros de processamento, desligamento de equipamentos e oscilações em motores com redução de vida útil.



Sobretensões​ (Swell)

 

 São de curta duração, momentâneos e temporários, porém destrutivos. 

Efeitos danosos para a empresa: travamento de computadores, perda de dados e  erros de processamento, desligamento de equipamentos e oscilações em motores com redução de vida útil.

 

Distorções Harmônicas​

A energia elétrica no Brasil possui uma frequência de 60 Hz, essa é a frequência fundamental. Todas as frequências múltiplas da fundamental são considerada Distorções Harmônicas. Correntes não simétricas tendem a causar distorções, porque produzem harmônicas pares e ímpares.


Podem ser causadas por nobreaks que não tenham circuitos de correção de fator de potência, reatores eletrônicos, inversores de frequência, retificadores e outras cargas não-lineares. 


Efeitos danosos para a empresa: sobreaquecimento de cabos e equipamentos, diminuição de performance de motores, operação errônea de disjuntores, relés e fusíveis. 



Transientes / Surtos

É um distúrbio na onda senoidal, resultando em um rápido e agudo aumento de tensão.

É causado por descargas elétricas como raios, manobras da concessionária, manobras de grandes cargas e banco de capacitores..


Efeitos danosos para a empresa: travamentos, perda de memória e erros de processamento, queima de placas eletrônicas, danificação de materiais de isolação e de equipamentos.



Ruídos


É um sinal indesejado de alta frequência que altera o padrão normal de tensão (onda senoidal). 

Interferências de estações de rádio e TV e operação de equipamentos eletrônicos desencadeiam ruídos na rede elétrica. 


Efeitos danosos para a empresa: travamento, perda de dados e erros de processamento, recepções distorcidas

(áudio e vídeo).



Interrupções (Brownout / Blackout) 

Blackout é a interrupção total da alimentação de energia elétrica, Brownout seria o mesmo porém por um curto espaço de tempo. Acontece por causa de curtos-circuitos, descargas atmosféricas e acidentes que exigem manobras precisas que em muitos casos ocorre a abertura de fusíveis ou desarme de disjuntores, etc.

Efeitos danosos para a empresa: queda abrupta de sistemas, danos em componentes, danificação total de produtos.



Prever distúrbios elétricos melhora a qualidade do gerenciamento do setor de TI!


Conhecer os distúrbios elétricos sem dúvida ajuda gestores de TI a prever prováveis imprevistos e planejar melhor as manutenções preventivas, aumentando a vida útil das tecnologias e equipamentos, a produtividade da equipe de TI como um todo e o resultado econômico da empresa, pois menos abertura de tickets de reparos resultam em mais agilidade para atendimento de outros requisitos de negócios, como atendimentos a clientes, por exemplo. 




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