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Como comportamentos influenciam a gestão da tecnologia da informação?

jul. 19, 2022

Tempo de Leitura: 6 minutos

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O comportamento na gestão de tecnologia da Informação pode definir se uma empresa vai ter ganhos ou perdas com o desempenho tecnológico.

Estamos em plena ascensão da indústria 5.0 que automatiza todos os processos operacionais. Mas, isso não significa que o gestor de tecnologia da informação pode cruzar os braços e deixar tudo trabalhar sozinho.

Em outras palavras, a empresa tem problemas porque a gestão não designa as tarefas de forma correta. Os prejuízos na TI e infraestrutura são certos se o gestor deixar de avaliar para identificar anomalias técnicas.

Um gestor de TI e de Infraestrutura proativo gerencia toda a tecnologia corporativa. Também delega serviços, realiza anotações para prevenção e outras atividades. Isso com fins de evitar erros que custam caro, economizar recursos ou obter alta performance.

Esse artigo tem a missão de mostrar como os comportamentos são um essencial ativo estratégico para a gestão de TI.


O que é gestão de Tecnologia da Informação?

Para compreender a gestão de TI vale a pena pensar em como funcionam as governanças financeiras.

Isso é, o CFO (Diretor Financeiro) não autoriza todos os pagamentos. Pelo contrário, este executivo se preocupa em especificar quem pode ou não autorizar as quitações.

Na prática, um CFO acompanha os indicadores financeiros e só intervém se identificar oportunidades ou problemas. Ou seja, a gestão de TI deve aplicar esse mesmo comportamento.

"O governante de TI estabelece direitos decisórios e frameworks de responsabilidades que estimulam comportamentos desejáveis na utilização da TI". Peter Well, cientista da computação e teórico organizacional australiano.

De fato, é importante não confundir o conceito de governante  com a ideia de administrador. O governante determina os responsáveis por deliberar, enquanto o administrador toma as decisões e se comporta conforme as regras estipuladas pela governabilidade.


O lado comportamental e normativo de uma gestão de tecnologia da informação?

Por um lado, sem normas adequadas é difícil obter uma conduta produtiva. Em contrapartida, as melhores regras não podem ser implementadas sem os comportamentos corretos.

O gestor deve estar consciente que durante a vida produtiva precisa trabalhar o lado comportamental e normativo da TI. Afinal, uma coisa depende da outra. Entenda a diferença abaixo:


Gestão de TI comportamental

Nesse caso, a governança de tecnologia da informação avalia os padrões de comportamento e relacionamentos. Há um esforço para compreender como os diferentes membros da organização interagem na formação de estratégias.

Essa é a parte dos comportamentos da gestão que conseguem definir os relacionamentos, formar equipes e conceder direitos decisórios.


Gestão de TI normativa

Aqui a gestão estabelece as regras que regulam os relacionamentos. Regulamentos de segurança para ativos tecnológicos são exemplos normativos.

O lado normativo estabelece regras, procedimentos produtivos e mecanismos para formalizar os relacionamentos.


Como os comportamentos influenciam a gestão de TI?

Até que ponto a tecnologia da informação aumenta o seu poder de competitividade? Os recursos para ativos tecnológicos são otimizados ou desperdiçados? Há retorno aceitável dos investimentos de TI?

Muitas vezes a culpa pelo baixo desempenho tecnológico não é dos poucos recursos financeiros. Certamente, a ausência das condutas adequadas pode prejudicar até os datacenters mais evoluídos do mundo.

Todas as empresas têm gestão de TI. Porém, os negócios com governabilidade mais performática são aqueles que usam mecanismos para estimular comportamentos que melhoram a gestão como:

·        Aprovações;

·        Comissões;

·        Metodologias ágeis;

·        Processos orçamentários.

A partir do momento que o governante delega responsabilidades para as pessoas certas é possível esperar melhores resultados. Assim a tecnologia da informação pode convergir com:

·        Cultura organizacional;

·        Estratégias;

·        Normas;

·        Objetivos;

·        Valores corporativos.


Um exemplo prático

Em 2001, o CEO da State Corporation, David Spina, resolveu inovar no comportamento. Ele mudou o foco na visão corporativa, da pesquisa de mercado e gestão de investimentos para o enfoque do cliente como um todo.

Assim, o executivo investiu em mecanismos para estimular novos comportamentos na equipe e mudar de mindset. Não existiu um grande corte repentino na estrutura de TI.

Muito pelo contrário, a iniciativa incluiu até um orçamento exclusivo para a TI desenvolver novas condutas produtivas conforme o novo enfoque estratégico.


O outro lado da moeda

No entanto, a omissão no foco dos comportamentos certos para a gestão de tecnologia da informação é uma auto sabotagem.

Por exemplo, para conter custos de TI diversas empresas mudam para um sistema de cobrança reversa. Com efeito, a equipe de tecnologia da informação entra em conflito com os gerentes de negócios.

Como resultado, a empresa precisa direcionar os gerentes de relacionamento para tentar restabelecer a segurança dos clientes internos. Porém, essa medida não vai colaborar para diminuir as despesas tecnológicas, mas sim exigir mais gastos para sair de crises.

Entretanto, todo esse problema poderia ser evitado se o negócio investisse em mecanismos para estimular a economia. Isso em vez de tentar reduzir a demanda de TI e piorar os serviços.

Sem governança, as empresas desconsideram a TI como ativo estratégico e dependem mais do CEO para lidar com atritos.


Como estão os comportamentos estratégicos na sua empresa?

Comportamentos devem gerar ações adequadas para a empresa, com foco na busca de metas de negócios e resultados estratégicos em TI e infraestrutura.

Para compreender os comportamentos da empresa com relação à tecnologia da informação você deve responder 4 perguntas:

·        Quais decisões garantem o uso efetivo dos recursos de TI?

·        Quem é responsável por deliberar o quê?

·        Como as decisões são tomadas?

·        Como os resultados das deliberações são monitorados?

O dever do gestor tecnológico é ter um comportamento proativo, na designação de tarefas e no constante acompanhamento dos indicadores de performance tecnológica.

Além disso, esse executivo deve trabalhar de forma ativa nas estratégias que estimulam condutas adequadas. Isso em matéria de tecnologia da informação.

Em síntese, fortalecer e controlar são duas práticas comportamentais importantes na rotina de um excelente gestor de TI.


Fonte: Governança de TI - Tecnologia da Informação

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