Layout do blog

Nobreaks e geradores, quais as diferenças e em quais situações usar?

ago. 26, 2021

         Nobreaks e geradores, quais as diferenças e em quais situações usar? 

Se você trabalha em uma empresa que precisa do fornecimento de energia ininterrupta, já deve ter feito essa pergunta: Nobreaks ou geradores, qual a melhor opção? Este é um questionamento comum e que de cara pode ser respondido com um bom e sonoro “depende”. Primeiramente é preciso identificar quais cargas são essenciais e devem ser atendidas com o fornecimento de energia ininterrupta em caso de falha pela rede da concessionária.

 

Se sua empresa demanda atender cargas essenciais , é recomendado aliar o uso de nobreaks e geradores. A operação em conjunto desses dois sistemas, torna o fornecimento de energia 100% seguro e eficiente. No entanto, é preciso entender a diferença entre nobreaks e geradores e também saber quando é o momento certo de usar os dois sistemas.

 

Neste artigo vamos falar mais sobre este assunto, para que você tenha todas as informações disponíveis para fazer a melhor escolha para sua empresa.



Grupo gerador ou geradores elétricos, o que são?


Assim como quaisquer outros equipamentos, os geradores podem ser encontrados em diferentes modelos e formas de funcionamento. Todos os dispositivos capazes de transformar qualquer forma de energia, em energia elétrica, são conhecidos como grupos geradores ou geradores elétricos. Os tipos de geradores variam de acordo com a maneira que o sistema faz esse processo.

 

Os tipos de geradores utilizados são divididos em dois grupos, considerando os tipos de acionamento mecânico. O primeiro é capaz de transformar as energias químicas da gasolina, diesel e de gases. O segundo grupo, converte a energia cinética dos ventos (eólica), do sol (solar) e das águas,(hídrica) em fontes de energia elétrica.

 São os diferentes tipos de acionamento mecânico que acionam o gerador elétrico. Esse processo ocorre quando um conjunto de condutores internos, são colocados entre ímãs, de modo que a rotação dessas bobinas possa produzir uma grande quantidade de corrente elétrica, usada para alimentar os mais variados tipos de circuitos elétricos.

 

 Diferenças entre nobreaks e geradores elétricos

 

A principal diferença entre nobreaks e geradores é que os geradores elétricos atendem qualquer tipo de carga, são equipamentos de grande porte e oferecem uma potência maior. Já os nobreaks são ideais para atender cargas críticas. O nobreak executa a função de filtrar a energia elétrica, antes de distribuí-la para as cargas, regulando a voltagem e a pureza da energia que chega até os equipamentos eletrônicos e industriais.

 

Evita assim picos de energia nos aparelhos que estão conectados ao nobreak. Tanto o nobreak quanto os geradores fazem parte dos equipamentos que servem para evitar danos causados pela falta de energia da concessionária, com o gerador podendo garantir o fornecimento de energia por um tempo maior do que os nobreaks.

Já a principal função do nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos com demanda crítica, mesmo na ausência total de energia pela rede da concessionária. Isto é possível pela carga e autonomia das baterias internas, sendo carregadas automaticamente enquanto a rede elétrica está em pleno funcionamento e, em uma eventual queda ou oscilação de energia, entram em operação por um determinado período.

 

Estes são pontos importantes e que devem ser considerados por gestores empresariais no momento de uma avaliação, antes da compra desses equipamentos. Não observar esses diferenciais pode comprometer a operação da empresa. Na pior das hipóteses causa a interrupção no fornecimento de energia. Justamente o que deve ser evitado em setores que utilizam energia elétrica 24 horas, por 7 dias na semana.



Porque usar um nobreak em conjunto com geradores

 

 

Existem diversos equipamentos que o fornecimento de energia é indispensável para não ser interrompido a operação de uma linha de produção, sendo interrompido todo o processo. Mesmo que por poucos segundos sem energia disponível, pode ser necessário religar os equipamentos elétricos e ativos de TI, como servidores e data centers, se tornando algo difícil para normalizar a operação. Isso pode ser evitado com o uso de nobreaks, que, além do fornecimento ininterrupto, também executa a filtragem da energia.

 

Acionamento do Gerador:

 

Para ativar um grupo gerador, existe um tempo de transição para a troca do fornecimento da energia elétrica pela rede da concessionária, para a energia do gerador. Na falta de energia da concessionária o gerador será acionado, com tempo de 5 a 10 segundos, e no retorno com tempo de 1 a 2 segundos.

 

Nesse período entra o uso do nobreak. Esse tempo sem a energia, que acontece com o grupo gerador, não ocorre quando há um nobreak em conjunto. Porque de modo inteligente, o nobreak aciona o banco de baterias.

 

A transição entre o fornecimento de energia pela rede da concessionária e um grupo gerador ocorre em um uma forma de sistema integrado. Veja como isso ocorre, na ilustração abaixo.


O aspecto mais importante na combinação entre os sistemas de fornecimento de energia alternativos à rede, como nobreak e gerador, é que neste cenário, a empresa pode ter a certeza de que a energia entregue às cargas essenciais teria uma energia limpa e segura garantidas.

 

Como o nobreak deve atender apenas às cargas críticas, por um curto período, a autonomia demandada pelo banco de baterias é menor. Isto quer dizer que a empresa economiza com este item e pode aplicar os recursos em combustível para o gerador.

 

 Um sistema de fornecimento de energia ininterrupta à prova de falhas

 

Fica claro, com a exposição das ideias neste artigo, que utilizar um gerador não exclui a necessidade do uso de um nobreak. Por mais eficientes que os sistemas de geradores sejam, na falta de energia elétrica pela rede da concessionária, a transição entre a rede e o gerador pode ocasionar uma queda de energia que pode gerar incômodos aos clientes e prejuízos para a empresa.

 

Por isso, se sua empresa necessita de um sistema de energia ininterrupta à prova de falhas, o indicado é aliar os sistemas grupo gerador e nobreaks. Desta forma, mesmo com a interrupção de energia elétrica, ambos os sistemas vão estar em operação, garantindo que caso um deles falhe, o outro forneça energia elétrica.

 



Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: