Layout do blog

Quando é o momento ideal para fazer a primeira manutenção preventiva?

mar. 01, 2021

Saiba quando é o momento ideal para realizar a primeira manutenção preventiva do nobreak.

Um dos pontos principais a serem observados após a instalação de uma linha profissional de nobreaks é garantir a continuidade do fornecimento de energia ininterrupta em alto nível. Imaginar que após a instalação não será mais necessário desempenhar nenhuma outra tarefa para assegurar o desempenho do fornecimento de energia ainda é um erro bem comum cometido por muitas empresas. O bom funcionamento de todo o sistema instalado é imprescindível para que a empresa não tenha perdas com possíveis interrupções de energia elétrica.

 

Ao realizar a primeira manutenção preventiva, é possível observar como foi o desempenho real do nobreak em operação. Para não perder a qualidade e eficiência do serviço de energia ininterrupta, existe um período ideal para efetuar o procedimento. Mas você sabe quando é o momento ideal para fazer a primeira manutenção preventiva e quais são os riscos de não realizar esta ação?

 

Neste artigo falamos sobre a primeira manutenção preventiva e como este procedimento contribui para tornar mais segura a operação da empresa, com fornecimento de energia ininterrupta confiável.

 

Quando é o tempo certo para a primeira preventiva no nobreak?

 

O objetivo da manutenção preventiva é restabelecer as condições originais do equipamento, visando reduzir a probabilidade de falhas no sistema. Por isso, toda mudança no sistema deve ser levada em consideração para garantir 100% da eficiência de um nobreak. Para que isso aconteça, a primeira preventiva tem papel importante para atestar o retorno esperado pela empresa.

 

Depois dos primeiros meses, após sair da fábrica e ser colocado em funcionamento em um ambiente empresarial, alguns componentes do nobreak podem passar por um desalinhamento, que pode ser causado pelo calor, poeira, umidade ou até mesmo por mau uso. Esses ajustes, se realizados dentro do período ideal para a primeira preventiva, são facilmente identificados e corrigidos. Além disso, na primeira preventiva, é possível ter um panorama da realidade de desempenho do equipamento.

 

Este procedimento apresenta resultados positivos, pois ajuda a prever possíveis problemas e planejar troca de peças, sem que isso interrompa a operação normal do negócio. Pensando em evitar falhas nas peças do nobreak ou na própria instalação elétrica, o período ideal estabelecido para a realização da primeira preventiva é o que consta na garantia do produto, geralmente a partir de 6 meses até o primeiro ano de uso do equipamento.

 

Não realizar a primeira preventiva oferece riscos ao negócio

 

Com uma revisão periódica programada, é possível identificar defeitos antes que o sistema possa ficar sem operação, ocasionando a interrupção de energia elétrica na empresa. O técnico que vai realizar a manutenção preventiva aplica uma série de testes, aperto de conectores e a emissão de um histórico de eventos do equipamento. Desta forma é possível identificar, através deste relatório, se nos primeiros meses de uso, o sistema sofreu sobrecarga, queda de energia, alta temperatura, curto-circuito, carga oscilante e outros distúrbios.

 

O técnico também analisa esses eventos registrados para evitar uma possível interrupção de energia repentina, prejudicando a operação do negócio. As peças e componentes do nobreak, relacionadas a cada evento, podem ser indicadas para troca pelo técnico. Com essa postura, a empresa evita avarias e garante o fornecimento de energia confiável. Realizar a primeira manutenção preventiva também impacta no planejamento financeiro, porque falhas inesperadas podem causar a queima desnecessária de peças.

 

Segundo o técnico Davi Ferreira, eletrônico da Nobreak Sul, representante autorizada Logmaster, um dos principais pontos de atenção em uma manutenção preventiva é o aperto dos conectores de bateria. De acordo com Davi, durante a preventiva, o técnico observa uma tabela de curvatura de possíveis desgastes de baterias conforme o fabricante, para análise de eficiência, evitando que o nobreak deixe de oferecer a autonomia necessária.

 

Algumas falhas que podem ocorrer quando a empresa não realiza a primeira manutenção preventiva são:

 

-  Curto circuito por poeira alojada no interior do equipamento;

-  Corrosão de terminais emanados pelos gases das baterias, impedindo que a tensão das baterias cheguem no nobreak;

-  Aquecimento de cabos e componentes por tempo de uso, ocasionando mau funcionamento;

-  Descalibragem de parâmetros causados por anomalias na rede elétrica.

 

 

Na preventiva, também se aprende a usar corretamente o nobreak

 

Para ajudar na conservação do equipamento, durante a realização de uma preventiva, os técnicos orientam o responsável pelo nobreak na empresa, sobre como utilizar corretamente o equipamento.

 

“Já aconteceu de chegarmos em uma sala de nobreak e ter diversas caixas em cima do dispositivo, usarem como mesa e até mesmo pessoas pisando indevidamente nos cabos”, conta Davi. Essas situações diminuem a eficiência e tempo de vida do equipamento.

 

Para garantir que o nobreak não perca utilidade é preciso reservar um espaço amplo para a instalação e garantir que o ambiente não tenha umidade e seja limpo com regularidade. Além disso, não é indicado obstruir a passagem ou colocar qualquer tipo de peso sobre as máquinas, cabos ou baterias.

 

 

Para ter bom desempenho no nobreak é preciso planejamento das manutenções preventivas

 

Ao instalar uma linha profissional de nobreaks, o que a empresa almeja é a segurança de seus ativos de TI e a garantia do serviço ininterrupto de energia, possibilitando maior lucratividade. Para identificar qualquer tipo de erro decorrente dos primeiros meses de uso do equipamento, é preciso planejar a primeira manutenção preventiva. Desta forma, a postura correta por parte da empresa é realizar as manutenções preventivas periodicamente de acordo com as necessidades de cada instalação.

 

Qualquer tipo de avaria relacionada ao nobreak e à instalação elétrica vão acarretar em problemas na operação da empresa e custos inesperados. Por isso, a primeira manutenção preventiva é muito importante para atestar que o seu equipamento siga funcionando normalmente e com isso tenha a confiança do departamento de tecnologia da informação.

 

As manutenções preventivas acabam por construir uma nova cultura na empresa com foco na proatividade e eficiência de processos, afastando a cultura reativa e os problemas inesperados que geram gastos ao final do mês.

 

Informações: Davi Ferreira - Técnico eletrônico Nobreak Sul, representante autorizada da Logmaster.


Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: