Layout do blog

4 alertas proativos do gerenciamento de nobreaks que fazem a diferença para os times de TI.

out. 23, 2020

Conheça 4 alertas proativos do gerenciamento de nobreaks que fazem a diferença para as equipes de TI

Gerenciamento de nobreaks para times de TI

Eventos imprevistos normalmente não são o melhor cenário, quando o assunto são os nobreaks, a disponibilidade de energia ininterrupta e os centros de tecnologia da informação. As equipes de TI precisam contar com os ativos necessários para ter a maior segurança da informação possível e assim oferecer às empresas os melhores resultados nos negócios. 


Pensando neste cenário, a Logmaster desenvolveu o LogBlueWeb, que disponibiliza para os gestores de TI a possibilidade de configurar alertas proativos, para antecipar possíveis situações críticas, que podem interromper a operação. Além da possibilidade de maior coordenação e planejamento das ações por parte do profissional de tecnologia da informação, o sistema LogBlueWeb possibilita o gerenciamento remoto, ampliando a capacidade de ação rápida da equipe.


Os alertas proativos são um diferencial do LogBlueWeb, quando comparado a outros sistemas de gerenciamento de nobreaks do mercado, que costumam oferecer apenas alertas reativos, ou seja, notificações informando que determinada situação já está ocorrendo, fazendo com que o gestor de TI só possa agir para reduzir os problemas já em andamento. 


Para que seja possível o desenvolvimento da alta performance junto aos departamentos de TI, o sistema da Logmaster oferece os alertas proativos. Leia o nosso artigo e veja 4 alertas proativos que podem ser a diferença entre os resultados de negócios da sua empresa e dos concorrentes.


Testes de baterias


As baterias de um nobreak são vitais para o perfeito funcionamento da aplicação. Em muitos departamentos de TI pode ficar difícil para o profissional responsável verificar o bom funcionamento desses componentes, gerando risco de interrupção na operação de forma repentina. O banco de baterias pode conter uma bateria danificada ou mesmo a vida útil de todo o conjunto de baterias pode estar chegando ao fim. Caso a empresa não realize manutenções preventivas, uma falha pode ocorrer a qualquer tempo. 


O Teste de Baterias é mais do que um alerta proativo. Esta funcionalidade permite ao gestor de TI configurar um teste com segurança, agendando data e hora para a realização, afastando assim o risco de perda de produtividade e outros prejuízos relacionados à interrupção do fornecimento de energia ininterrupta. 


O Teste de Baterias ajuda no desenvolvimento da performance da equipe e cria um ambiente corporativo muito mais seguro. 


Autonomia crítica e o recurso Shutdown


Em uma situação crítica, a disponibilidade de energia ininterrupta é o que interessa. Ao receber do nobreak um alerta proativo de autonomia crítica, em caso de falta de energia elétrica, o gestor de TI pode ter configurado a funcionalidade Shutdown, escalonando automaticamente o desligamento de computadores e dispositivos com funções menos importantes na empresa. 


Nesta situação, o nobreak informa o tempo de autonomia e, conforme configuração prévia, realiza o desligamentos dos dispositivos apontados pelos IPs, maximizando a disponibilidade de energia e o aproveitamento das cargas do banco de baterias.


Para termos um exemplo, se um determinado departamento conta com 100% dos dispositivos ligados e uma hora de autonomia, configurando o desligamento seletivo através do recurso Shutdown, de 50% das máquinas, passa a contar com duas horas de disponibilidade de energia ininterrupta. 


Além da economia das baterias do nobreak, o gestor também pode medir o tempo necessário para tomar outras ações, como desligamentos de forma manual, garantindo a integridade dos ativos da empresa.


Níveis Críticos 


O Controle dos Níveis Críticos do nobreak permite ao gestor de TI o monitoramento de itens importantes como a temperatura crítica do nobreak, a capacidade de carga crítica e o percentual de energia do banco de baterias. 


A temperatura crítica do nobreak é um pré-requisito para o bom funcionamento do equipamento. Falhas silenciosas podem ocorrer em componentes como os ventiladores, fazendo o nobreak esquentar mais do que o limite permitido, colocando em risco componentes eletrônicos como capacitores, semicondutores de potência, microcontroladores, acelerando o final da vida útil dessas peças e do próprio nobreak.


O aviso proativo sobre a capacidade de carga crítica do nobreak é importante para evitar a falha, já que é muito comum que empresas comprem equipamentos novos, sem dimensionar a carga necessária para a utilização. Além de identificar as cargas alimentadas pelo nobreak, o gestor de TI pode configurar um limite ideal, como por exemplo, 60% da capacidade do nobreak. Dessa forma, quando o equipamento estiver perto de chegar no limite estabelecido, o gestor recebe um alerta proativo informando que as cargas alimentadas precisarão de uma revisão. 


É uma forma simples de estabelecer um controle do consumo de energia e monitorar o risco de falhas repentinas.



Medidor de Energia


Gerenciamento de nobreaks para times de TI

O consumo de energia precisa estar no centro do planejamento do departamento de TI. Tanto para manter a empresa com viabilidade financeira operacional, como para respeitar normas como a do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), que promove o uso eficiente de energia, combatendo o desperdício, reduzindo custos e investimentos setoriais. O gestor da área tem de forma fácil o controle do consumo mensal, inclusive com memória dos últimos 12 meses.



O alerta proativo sobre o consumo de energia pode evitar falhas pontuais e também servir de regra de negócios para o profissional de TI atento ao planejamento financeiro de médio e longo prazos. 


Alertas proativos: prevenção de falhas e otimização do planejamento do departamento de TI.

 

Atuar antecipando uma possível falha permite ao gestor de TI e sua equipe resultados positivos bem mais expressivos, quando comparado a um ambiente que só conta com ações reativas. 


Os recursos de alertas proativos não só impactam na performance dos profissionais do setor, como preservam os ativos de TI da empresa, gerando redução de custos. Os Alertas Proativos facilitam a gestão do planejamento do departamento, mantendo o gestor atualizado quanto à necessidade de troca de equipamentos e realização de manutenções. 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: