Layout do blog

5 vantagens da gestão de energia remota: segurança e lucro corporativo

jul. 05, 2023

Descubra os principais detalhes das vantagens de gestão da energia remota, conforme especialistas. Veja como elas otimizam a produtividade corporativa.


Alta disponibilidade, otimização no tempo de trabalho, redução de prejuízos econômicos e garantia de funcionamento das cargas críticas são algumas vantagens na gestão da energia dos nobreaks corporativos de forma remota .

Ao gerenciar remotamente, os gestores asseguram um sistema eficiente, estável e contínuo. Com efeito, a empresa obtém os melhores resultados de TI para garantir a satisfação dos clientes.


Vamos mostrar os benefícios da administração remota de energia. Para isso, no presente artigo, nós revelamos trechos da entrevista exclusiva com grandes profissionais; que evoluíram o patamar tecnológico dos negócios, aplicando gestão online nos nobreaks.


Antes, dê uma olhada no vídeo para ver como funciona um sistema para gerenciamento remoto de energia:

A disponibilidade de gestão da energia remota


Muitos gestores não sabem ao certo, mas alguns nobreaks online oferecem recursos dedicados para administrar à distância. Muitas vezes, somente após a aquisição das fontes de energia ininterrupta, o administrador descobre esta possibilidade, cujas 5 positividades são:


1 - Centralização gerencial com gestão da energia remota

A gestão de TI via web pode centralizar a administração. Em outras palavras, o profissional responsável por gerir não precisa sair da mesa de trabalho para certificar o pleno fornecimento das cargas críticas.


Desse jeito, nasce um outro comportamento administrativo de TI. De fato, não é preciso mais perder tempo com constantes verificações, de perto, das conexões para ter o sistema ininterrupto.


“Antigamente usávamos pequenos nobreaks individuais para cada computador ou dispositivo. Com a descoberta da gestão remota, começamos a usar nobreaks centralizados e hoje usamos eles até para a iluminação de emergência”, afirma Claudson, gestor de Tecnologia da Informação na Unicompra, uma prestigiada rede de supermercado.



“Na organização, diversos computadores ficavam ligados a estabilizadores e nobreaks individuais. Portanto, sentimos a necessidade de ter um maior controle para atestar o funcionamento das conexões”, diz Charlles Anderson Matos Andrade; analista de infraestrutura de TI no SICREDI (Sistema de Crédito Cooperativo), a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, com mais de 120 anos.


Não sabe o que é carga crítica? Veja a resposta no vídeo:

2 - Rápida expansão

Com a estabilidade que propicia a gerência remota, o empreendimento cresce rápido. Assim, surge um estímulo aos novos investimentos para expandir o dimensionamento energético.


“Com a aquisição do primeiro nobreak percebi que existia o recurso de gestão remota. Desde então, comecei a fazer a administração via web e isso foi determinante para a compra dos demais equipamentos. Na atualidade temos 15 equipamentos no parque!”, indica Claudson.

Além de atestar o atual desempenho, o comando online é um fator que contribui para a expansão econômica e de infra da corporação.



3 - Autonomia de bateria garantida

O uso de nobreaks individuais sem gestão online associado a cada uma das máquinas pode ser problemático. Isso porque esta situação dificulta a certificação de autonomia nas baterias.


Como resultado, o desligamento repentino de cargas críticas é um risco considerável em caso de desabastecimento da rede.

“Atualmente, da minha central o meu time de TI monitora a saúde de todos os nobreaks e não somos pegos de surpresa, se falhar a rede”, aponta Claudson.



4 - Alta disponibilidade operacional

Em razão de shortbreaks terem baixa autonomia e pouca possibilidade de gestão inovadora, as operações ficam em xeque.


Pela inviabilidade de energia uma loja movimentada pode ficar com apenas um caixa funcionando, mesmo usando shortbreaks, por exemplo. Este fato ocorre porque nobreaks individuais têm baixa autonomia e costumam a surpreender pela indisponibilidade inesperada.

Imagine uma loja com 10 caixas só ter 1 caixa que funciona porque não há autonomia energética? Com as constantes repetições destes casos, as finanças são prejudicadas e os colaboradores correm o risco de perderem o emprego.


Por outro lado, com gestão da energia remota as operações dos caixas estão mais asseguradas.

Conforme conclui Claudson, da Unicompra: “Agora, não sofremos incidentes de interrupção em virtude da utilização dos nobreaks que disponibilizam a administração remota”.


Charlles do SICREDI revela a realidade atual da corporação: “A gente não lembra o último dia que surgiram problemas como estes. Com o gerenciamento remoto, conseguimos sempre acompanhar para identificar as falhas que tendem a impactar a produtividade”.

Com recursos remotos é fácil diagnosticar a necessidade de uma intervenção, de modo a comunicar com antecedência a técnica. Assim, “conseguimos driblar as ineficiências operativas”, acrescenta Charlles.


5 - Redução da ociosidade

Se as máquinas estão paradas, os colaboradores também interrompem as atividades principais. Ou seja, o desabastecimento energético traz prejuízos econômicos e indisponibilidade que afeta a confiança do consumidor.


Ademais, a frequência destes problemas é ainda maior em nobreak sem coordenação remota.

"Eu posso dizer com propriedade que ao menos uma vez por semana surgia algum problema, pela inexistência de gestão online dos nobreaks individuais que impossibilitava o funcionamento de uma carga". Antes de trabalhar no SICREDI, Charlles fornecia assistência técnica aos nobreaks individuais da empresa.

"Nos dias atuais, graças aos nobreaks corporativos, podemos antecipar os eventos e direcionar o abastecimento para as conexões certas nos momentos oportunos".


“Há anos não temos mais problemas com a falta de energia ininterrupta em decorrência do monitoramento online”, conclui Charlles.

Com os ganhos em produção e economia pela gestão da energia remota, o gerente de TI recebe o reconhecimento dos superiores.


As verdadeiras vantagens de gestão da energia remota

Centralizar a gerência energética é um resultado do gerenciamento remoto de energia. Além disso, há segurança quanto à autonomia das baterias e no sentido de expandir o negócio com segurança. A alta disponibilidade operacional reduz a ociosidade e assegura os resultados.

Acompanhe como funciona o sistema Log Blue Web, responsável por viabilizar a gerência online dos nobreaks da Logmaster.





Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: