Layout do blog

Autotransformador e Transformador Isolador: entenda a diferença em um nobreak.

jul. 21, 2020

Tempo de leitura: 5 minutos

Ouça esse artigo abaixo:

Autotransformador e Transformador Isolador: Saiba a diferença para a aplicação em um nobreak.

Na hora de escolher um nobreak, a proteção das cargas críticas é um ponto fundamental. O equipamento precisa oferecer toda a segurança para que a operação da sua empresa ou indústria não fique comprometida. Caso isso não aconteça, certamente você vai questionar o setor de compras ou o seu gerente de tecnologia da informação sobre a escolha feita. Vai querer saber porque a empresa continua com problemas de energia ininterrupta, já que o nobreak foi trocado recentemente. Não é uma situação que você, como gestor de TI, queira passar. 


Para garantir que você tenha uma experiência de compra dentro das necessidades e expectativas da empresa, nós podemos ajudar com uma informação bastante importante: o entendimento sobre a diferença entre o Autotransformador e o Transformador Isolador. E também como esses componentes elétricos funcionam em um nobreak e qual deve ser a sua escolha, na hora de definir o equipamento ideal para a aplicação que você precisa.


Leia este artigo e saiba como escolher o nobreak que realmente vai garantir maior segurança para os seus ativos de TI.



Avalie detalhadamente as necessidades da sua empresa, antes de escolher o nobreak


A primeira coisa que você deve ter certeza ao escolher um nobreak é se o equipamento realmente atende às necessidades de proteção das cargas críticas da sua empresa. 


Um nobreak que não protege os ativos de TI não é adequado. Defina detalhadamente as cargas críticas que precisam ser alimentadas e avalie o nobreak buscando a maior segurança possível, além da autonomia de energia que o produto oferece e demais tecnologias. A escolha errada pode comprometer o investimento. 



Nobreak com Autotransformador: Opção mais em conta no mercado.


Proteger as cargas críticas utilizadas para a produtividade da sua empresa deve ser o primeiro ponto a ser observado, evitando definir o investimento em um nobreak apenas pelo vetor preço. 


Um UPS com Autotransformador pode ser uma boa opção, mais em conta no mercado. O Autotransformador é fabricado com apenas um enrolamento, que serve para ajustes de tensão, quando a tensão de entrada é diferente da tensão de saída, ou quando a tensão da concessionária é diferente da tensão padrão do nobreak.

Ilustração: Autotransformador. 



Transformador Isolador:  Proteção reforçada contra oscilações de rede


Alguns ambientes sofrem com surtos e oscilações na rede elétrica, o que faz necessário um nobreak com proteções reforçadas. Indústrias com partidas de motores constantes, fazendas, que por se encontrarem em locais descampados, distantes da linha de distribuição de energia, sofrem mais distorções e um fornecimento precário. Data Centers, que precisam zelar pelos ativos de TI com o máximo de proteções. 


O Transformador Isolador serve, como o Autotransformador, para compatibilizar as tensões, porém este componente é fabricado com dois enrolamentos independentes, sendo um primário - entrada - e outro secundário - saída. De forma objetiva, o trafo isolador tem a função de atenuar ruídos da entrada de energia.  


Segundo Vitor Mengue, Gerente Técnico da Logmaster, “o Transformador Isolador serve como uma espécie de para-choque”, compara ele. “Vamos dizer que a rede elétrica passe por surtos, o Transformador Isolador vai atenuar os efeitos, funcionando como um filtro e protegendo as cargas”, explica Vitor.


Além das proteções extras, o transformador isolador tem a função de entregar neutro, seja por sua rede não possuir, ou ainda, quando são utilizadas redes bifásicas. Em locais onde a concessionária entrega 127V, define-se que a alimentação será 220V bifásica (FFT), para que na saída do seu nobreak tenha neutro (FNT), a utilização do transformador isolador se faz necessária. 

Ilustração: Transformador Isolador



O Transformador Isolador é um componente bem mais robusto. Conta com duas bobinas, para garantir mais proteção e energia elétrica de qualidade. 


Na esquerda autotransformador 3 kVA, à direita transformador isolador 3 kVA.



Opte pelo nível de proteção adequado para a sua empresa


O que confere eficiência à compra de um nobreak é o nível de proteção das cargas críticas que o equipamento oferece. Por isso é preciso avaliar muito bem quais cargas precisam ser alimentadas e também onde vai ser aplicada essa solução, como é a qualidade do fornecimento e utilização da energia elétrica atualmente. 


Com o equipamento ideal, seja com Autotransformador ou Transformador Isolador, sua empresa ou indústria pode reverter um cenário de uso de energia elétrica precária para um ambiente com energia de qualidade 100% limpa. 


Avalie o grau de proteção necessária. Se a demanda for apenas adequação de tensão o autotransformador pode atender bem. Porém, se a proteção deve ser maior, o investimento no isolador é o mais recomendado.



Informações: Vitor Mengue, Gerente Técnico da Logmaster.


Clique aqui e veja um exemplo de Nobreak com Transformador Isolador:

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: