Layout do blog

Investimento em bons servidores: entenda mais sobre o tipo de nobreak que atende seus ativos de TI

out. 27, 2021

Servidores, switchs e outros ativos de TI de qualidade precisam de uma aplicação de nobreaks, e um fornecimento de energia ininterrupta que sustente o nível de proteção que a empresa precisa.


Para uma empresa, investir em servidores de qualidade está atrelado aos resultados de longo prazo, graças aos recursos que o sistema passa a ter disponível, aumentando consideravelmente a confiabilidade e segurança operacional.

Um sistema com baixíssima taxa de falhas, o gerenciamento de todos os dados da empresa a apenas um clique, disponíveis para cada setor, com Backups automáticos que evitam qualquer perda de informações. Esses são alguns dos benefícios que bons servidores oferecem, aumentando a performance da empresa e os recursos para a tomada de decisões dos gerentes de TI.


Mas somente os servidores não bastam para manter a empresa protegida contra imprevistos que podem prejudicar o planejamento de produção e as equipes de trabalho. Para que tudo isso funcione com total segurança é necessária uma aplicação de nobreaks com tecnologia suficiente para atender todos os ativos de TI.


Neste artigo vamos relatar como é possível garantir energia ininterrupta em empresas que contam com um servidor interno de alta capacidade, evitando que as expectativas com a aquisição desses sistemas não sejam frustradas.

 

Nobreaks Online Dupla Conversão são os modelos mais adequados

 

Pontos de falha devem ser mapeados antes de escolher o nobreak ideal para atender servidores e ativos de TI de qualidade. Caso contrário, todo o investimento em alta tecnologia pode não corresponder às expectativas, ao que se refere às metas de negócios. Isso porque bons equipamentos não resolvem problemas de falta de qualidade no fornecimento de energia ininterrupta.


Servidores são cargas críticas que precisam do máximo de atenção, visto que não toleram tempo de transferência, o que significa que no caso de falhas do fornecimento de energia elétrica, os servidores vão cair, e perdas de dados importantes podem ocorrer, assim como danos nos ativos de TI. Quando datacenters são religados, após uma queda de energia, além do tempo para restabelecer o sistema, o risco de danos é grande, inclusive gerando a necessidade de especialistas para reiniciar esse tipo de equipamento.


Já um departamento de TI com uma aplicação de nobreaks adequada, mesmo com frequentes quedas de energia, é possível sustentar a energia para os servidores, com uma operação de qualidade, evitando transtornos com clientes e os colaboradores. Quem comprova este fato é o Éder Elias Reinhart, DPO e Coordenador de TI da Cigam, uma das 5 maiores empresas de ERPs do Brasil, com mais de 5 mil clientes e com uma equipe de mais de 800 profissionais, oferecendo software de gestão empresarial e soluções em ERP, CRM, BI, RH, PDV e MOBILE.


Cliente da Logmaster desde 2003, Éder conta que, mesmo a empresa utilizando as marcas de servidores mais consagradas no mercado, como Dell, HP Lenovo, foi com a instalação de nobreaks G3 Logmaster que a Cigam evitou perdas significativas, em períodos de fortes chuvas e interrupção no fornecimento de energia.



De acordo com Éder, além dos servidores, todos os centros de negócios da Cigam são dependentes do fornecimento de energia ininterrupta e também de geradores. “Em 2013 passamos por fortes temporais, que nos deixou sem energia, o que durou em torno de 5 dias para retornar. Se nós não tivéssemos os nobreaks da Logmaster e os geradores, todas as 200 pessoas que trabalhavam na sede ficariam paradas. Nem mesmo os nossos clientes que ligam de todo o Brasil teriam atendimento”, Conta Éder.

 

Sem tempo de transferência para a segurança dos servidores

 

O tempo de transferência é o período entre a falta de energia elétrica e que o nobreak passa a alimentar as cargas críticas através do banco de baterias. Nos nobreaks online de dupla conversão, o tempo de transferência é zero, do contrário, poderia causar problemas operacionais.

“Mesmo que os servidores desliguem e voltem a funcionar imediatamente, só o fato de ligar e desligar já causa um transtorno significativo”, relata Éder. Com a estabilidade de energia dos nobreaks online, as cargas críticas mais sensíveis podem seguir com alimentação de energia.


Outra grande vantagem, no caso dos nobreaks online de dupla conversão da Logmaster, é a possibilidade de aumento da autonomia. Através do software LogBlueWeb, é possível configurar o desligamento automatizado dos sistemas e estações de trabalho menos importantes, transferindo a autonomia de energia para os centros mais críticos.

Assim, as equipes ou gerentes de TI podem ter um maior mais controle operacional, antecipando situações que podem comprometer as entregas mais importantes da empresa.

 

Um dispositivo profissional oferece proteções mais adequadas com o ambiente corporativo

 

Além de um sistema online de dupla conversão e de tecnologias que possibilitam maior performance e segurança para as equipes de TI, os nobreaks profissionais oferecem maiores mais proteções contra distúrbios elétricos como sub e sobretensão, surtos, variações de frequência, cintilações, EMI (interferência eletromagnética), entre outros.

Desse modo, a dica da Logmaster é: se você investiu em bons servidores e precisa proteger os ativos de TI da sua empresa, considere também investir numa aplicação adequada, para otimizar os resultados dos negócios e reduzir diminuir custos com danos operacionais ou em equipamentos. Assim a sua empresa aumenta a produtividade e a rentabilidade, trabalhando com foco em uma gestão econômica, zelando pela integridade de todos os recursos da TI.


Informações: Éder Elias Reinhart,  Coordenador de TI da CIGAM Software Corporativo S.A. 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: