Layout do blog

Alta performance nos negócios: 7 razões para usar nobreaks como ativos de crescimento

nov. 16, 2023

Mesmo com falhas na rede, os nobreaks alimentam as cargas produtivas e certificam resultados. 

Em consequência da falta de alta performance nos negócios pela carência de nobreak é provável que você vivencie algumas experiências negativas. Por exemplo, interromper a produtividade das máquinas industriais ou da caixa registradora pelos erros na rede que geram indisponibilidade energética.

Além de existirem problemas na produção, a escassez de energia também produz muitos problemas financeiros ao empreendimento. Mas, para se precaver das falhas da concessionária há os nobreaks, que hoje são valiosos ativos industriais e comerciais. Veja as razões que explicam esta ideia no decorrer do artigo.

1 - Equipamentos ligados mesmo com incorreções na rede


Conforme relatório anual da EMBER, ao comparar o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2022, existe uma queda de 8,5% na produção hídrica. Vale destacar que as hidrelétricas formam a maior fonte de eletricidade entre todas as opções renováveis. O principal motivo desta redução produtiva está no aumento das secas.


Outros números importantes estão no apagão em São Paulo, durante o mês de novembro. Milhares de residências e empresas ficaram sem energia devido ao temporal e à falta de agilidade para a concessionária restabelecer o sistema.

Essas informações mostram como imprevistos climáticos ou técnicos podem interromper a produtividade. Neste sentido, a ideal maneira de permanecer com as cargas críticas ligadas mesmo em caso de desabastecimento da rede é instalar nobreaks.



Assim que ocorrem defeitos no fornecimento da concessionária, o nobreak corporativo é acionado. Com efeito, o aparelho mantém as conexões ligadas e em alto desempenho de acordo com o tempo de autonomia da bateria.

2 - Manter conexões ligadas sem tempo de transferência



Muitas vezes, o desligamento repentino por erros da concessionária origina prejuízo de tempo e dinheiro. Afinal, é necessário esperar o nobreak ser acionado para ocorrer a reinicialização das máquinas. Isso quando a carga não fica com necessidade de reconfigurações técnicas que demoram um longo tempo.

Entretanto, ao usar nobreaks de dupla conversão o tempo de transferência é zero. Na prática, com esta tecnologia as conexões permanecem ligadas se a rede falhar, pois o UPS entra em cena para assegurar a alta produtividade instantaneamente.


3 - Alta performance nos negócios e menos ociosidade humana


De acordo com o sociólogo Robert Paulsen, da Universidade de Uppsala, na Suécia, as principais estatísticas internacionais sugerem que há um tempo de ociosidade de 1,5 a 3 horas por trabalhador, diariamente.

Às vezes a culpa da ociosidade não é dos funcionários. Por exemplo, sem disponibilidade de energia muitos serviços permanecem parados. As altas perdas financeiras decorrentes desta situação ligam o sinal de alerta para empresas tomarem medidas urgentes.

Assim, ao manter o ambiente de trabalho produtivo pela energia ininterrupta, os nobreaks se justificam como uma necessidade ao sucesso organizacional. Desta forma, a equipe mantém uma eficiente gestão do tempo mesmo com indisponibilidade na rede.

4 - Nobreak para um melhor desempenho com energia limpa e estável


Máquinas industriais como operatrizes, injetoras de plástico, equipamentos têxteis ou para fabricar calçados. Enfim, diversas tecnologias funcionam muito bem quando estão conectadas ao nobreak.


Isso porque além da função UPS (Fonte de Alimentação Ininterrupta), o nobreak tem uma funcionalidade estabilizadora. Em outras palavras, esta tecnologia permite regular a tensão da energia. Por consequência, as conexões alcançam um excelente desempenho, agregando valor para a produtividade.

Ademais, os nobreaks também têm uma função de filtragem. Ou seja, estes aparelhos são responsáveis por proteger as conexões das oscilações da rede. Com efeito, há excelente prevenção contra a queima de aparelhos e uma longa vida útil.


Aliás, a necessidade da manutenção corretiva é reduzida por causa do nobreak. Desta forma, a empresa economiza ao evitar reparos corretivos que custam caro em equipamentos industriais sensíveis para processos como:



  • Siderurgia;
  • Papel e celulose;
  • Petroquímica;
  • Química;
  • Alimentação;
  • Mineração.


5 - Menos desperdício de materiais e mais segurança laboral com alta performance nos negócios


Em redes de supermercados e até nos laboratórios de exames manter ligados os equipamentos para controle de energia é fundamental. Imagine o prejuízo existente por alimentos que perdem a validade ou dos exames que se tornam inválidos pelas anomalias das concessionárias?

Alguns alimentos precisam estar congelados em um certo grau negativo, do contrário se tornam impróprios ao consumo e geram multa no caso de fiscalização.


Já os exames se ficarem inválidos devem exigir uma nova realização por parte dos pacientes, que constrangidos podem processar o laboratório.

Logo, estes aspectos evidenciam como a energia ininterrupta do nobreak é um ativo que previne problemas no presente e futuro, efetivando a alta performance e lucratividade.


Além do mais, o nobreak assegura o funcionamento dos aparelhos relacionados ao controle de processos com sinalização. Deste jeito, em todo o tempo produtivo os colaboradores conseguem trabalhar com segurança e menos acidentes no trabalho.


6 - Aquisição de dados do total tempo operacional


Para funcionarem com efetividade na mensuração da alta performance nos negócios, os sistemas com Inteligência Artificial demandam de energia disponível. Só assim adquirem dados em tempo real. Uma falha na rede compromete toda a tecnologia para aquisição de informações de supervisão em fábricas, prédios inteligentes, data center, entre outros locais.


De acordo com o famoso administrador Peter Drucker: “Se você não pode medir, então não pode gerenciar”. De fato, sem a energia ininterrupta assegurada por nobreak, é impossível o sistema integrado funcionar sempre para analisar os indicadores do potencial produtivo.

Por outro lado, com nobreaks ativos os sistemas de coleta e análise de dados não param de funcionar se há problemas na concessionária. Com isso, a inteligência corporativa continua ativa para auxiliar nas tomadas de decisão.


7 - Garantia do funcionamento de caixas e sistemas financeiros


Se há indisponibilidade de energia e as caixas registradoras ficam paradas, então surgem dificuldades nas vendas. Filas de clientes se formam à espera do restabelecimento da disponibilidade. Muitos preferem desistir de adquirir. Desta maneira cresce uma reputação negativa para a empresa.


Sem contar que se a rede está disponível a entidade não consegue emitir notas. Como resultado, é impossível realizar as vendas dentro da legalidade fiscal. Então, além de improdutiva, a corporação registra grandes prejuízos.



Porém, com a performance nos negócios que proporciona o nobreak, os sistemas financeiros funcionam perfeitamente. Neste intuito, mesmo as falhas das redes não impossibilitam comercializações.


A alta performance nos negócios com nobreaks


Os nobreaks são soluções que mantêm ligadas cargas críticas ou leves mesmo se existir indisponibilidade da concessionária. Recursos que melhoram a performance industrial ou comercial e reduzem a ociosidade.


Um nobreak certifica a energia limpa e estável para as conexões operarem com máximo desempenho. Esta solução diminui os riscos de custosas manutenções corretivas. Com nobreaks, as máquinas, os refrigeradores e sistemas industriais operam em alta performance nos negócios, assim como as aplicações para analisar dados no tempo real.


Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: