Layout do blog

Para que serve um nobreak corporativo?

out. 21, 2022

Equipamento que garante proteção, regulação de tensão e disponibilidade de energia ininterrupta se há falhas na rede de energia. Veja as características. 

Existem diversos recursos em um nobreak corporativo. Em geral, trabalham com potências maiores para cargas sensíveis nos ambientes laborais. No mercado existem diferentes tipos de nobreaks disponíveis. Para saber como diferenciar um equipamento de padrão empresarial de versões mais simples recomendamos este artigo. Durante a leitura considere “cargas” ou “conexões” como todos os dispositivos conectados ao nobreak.



Quais as funcionalidades de um nobreak corporativo? 

Certos consumidores confundem nobreak corporativo com filtro de linha ou estabilizador de tensão. Muitas pessoas pensam que se tratam de um só produto. De fato, os filtros de linha e os estabilizadores não oferecem energia ininterrupta. Porém, um nobreak corporativo fornece a proteção e a estabilidade destes dois hardwares, além da autonomia de energia. Em suma, nobreak corporativo ou UPS (Uninterruptible Power Supply - Fonte de Energia Ininterrupta) é a solução tecnológica que reúne 3 funções:

1 - Função UPS 

Alimenta as cargas conectadas quando falta energia da rede e evita desligamentos repentinos das conexões. Ou seja, se a concessionária deixar de abastecer, o nobreak entra em ação e mantém ligados os equipamentos.

2 - Função estabilizadora 

Opera como estabilizador para regular a tensão com fins de prevenir o mau funcionamento dos dispositivos conectados.

3 - Função filtragem 

Protege os eletrônicos contra as oscilações de tensão da rede. Isso assegura uma longa vida útil e previne a queima dos aparelhos.

A importância do gerenciamento para um funcionamento perfeito?

Em primeiro lugar, algo que difere nobreaks corporativos é o sistema de gerenciamento remoto. Itens deste porte se integram a programas online para gerenciar a energia das cargas e o status do nobreak. Assim, em casos de falhas, os sistemas automatizados enviam alertas sonoros, visuais ou textuais (por e-mail). Através de sistemas de energia, a gestão de TI tem condições de gerenciar diferentes cargas sem sair da mesa de trabalho.

Autonomia dos nobreaks corporativos 

Quanto tempo dura a energia do nobreak? Primeiramente, é importante compreender que há um período de validade no abastecimento.


A energia fornecida por um nobreak tem duração correspondente a autonomia das baterias internas do produto. É neste ponto que também diferenciamos os equipamentos convencionais dos corporativos.


Por exemplo, nos modelos shortbreaks (nobreaks menores e com menos recursos) o fornecimento é de alguns minutos. Em contrapartida, os nobreaks corporativos fornecem energia para até 4 horas ou mais (dependendo do banco de baterias). Por conta desta longa durabilidade e das altas cargas, estas versões são para ambientes empresariais.


Como resultado, as cargas ficam ligadas pelo nobreak até a concessionária reestabelecer a energia. Isto ao pressupor que ocorra dentro do tempo de funcionamento das baterias. Entretanto, um nobreak com longa autonomia demanda um banco de baterias adequado. Esse é um item fundamental para alcançar a máxima efetividade do hardware.


Além disso, esses equipamentos podem gastar a bateria um pouco mais rápido, em decorrência das diversas conexões críticas. Antes mesmo do desgaste total, devemos providenciar periódicas manutenções preventivas.

Quais os principais tipos de nobreak corporativo? 

Dividimos os tipos de nobreaks de acordo com a maneira como interagem junto às conexões: Interativa e online. Outro critério é o formato de onda elétrica senoidal ou semi senoidal. Entenda melhor adiante

O que são nobreaks interativos? 

Tecnicamente, tal opção ativa a bateria interna depois de identificar algum problema na rede. Após esta identificação, o UPS muda do modo “operação” para “bateria”. Essa mudança acontece em milissegundos e a maioria das conexões permanece em operação, sem desligar. Na categoria interativa, o nobreak se dividi em ondas semi senoidais ou senoidais. Veja a diferença: 

Qual significado de nobreak semi senoidal (para cargas leves)? 

A entrega da onda é retangular no nobreak semi senoidal (ou, UPS por aproximação), que também compensa oscilações de tensão e protege as conexões.

 

Diversos dispositivos de escritórios têm a ganhar com a garantia de energia ininterrupta e segura. Por exemplo:

• Câmeras;

• Caixas registradoras;

• Desktops;

• Impressoras a jato;

• Monitores;

• Roteadores;

• Switches;

• Telefones.

O que é um nobreak senoidal (para cargas sensíveis)? 

Antes de tudo, a versão senoidal está à disposição tanto para nobreaks interativos como online. Esses hardwares entregam ondas limpas para as baterias e cargas, compensando variações de tensão rapidamente.

Equipamentos sensíveis a formatos de ondas e com alto desempenho exigem esta proteção. Exemplos:


• Caixa eletrônico;

• Controles de acesso;

• Computadores que têm fontes com função PFC ativa;

• Geladeiras de alto desempenho;

• Impressora a jato;

• Sistemas de segurança;

 • Servidores;

• Workstation. 

O que é um nobreak corporativo online (para cargas mais sensíveis)? 

Também denominados como nobreak de dupla conversão, os nobreaks online fornecem energia para as baterias sem paradas por tempo de comutação. Neste sentido, as conexões não percebem a queda de energia elétrica. Como consequência, todas as cargas conectadas trabalham sem desligar ou perder desempenho.


Estável, qualitativa e contínua são atribuições relacionadas à energia do UPS online. Inclusive ela é mais limpa do que o fornecimento de concessionária. Aliás, os equipamentos continuam ligados até se há sobrecargas ou outras falhas da rede. 

Equipamentos e computadores que não podem sofrer interrupções por comutação necessitam do nobreak online. Algumas exemplificações de conexões sensíveis e críticas para conectar neste item são:


• Aplicações hospitalares;

• Data Center;

• Máquinas industriais;

Motores trackers em aplicações fotovoltaicas;

• Servidores;

 • Switches.


Quais redes elétricas podem ser usadas para cada nobreak?

É preciso escolher um padrão correto de nobreak, segundo a rede existente e as necessidades elétricas corporativas. Por esses motivos existem nobreaks para redes monofásicas, bifásicas e trifásicas. Compreenda as diferenciações

Nobreak monofásico


Ideal para a maioria das conexões. Neste caso, há 2 fios na composição do local de abastecimento de energia (1 neutro e 1 fase). Estas instalações operam com tensões de 127V a até 220V. Utilizamos o nobreak para rede monofásica se a potência máxima dos equipamentos da empresa não chegar a 8.000 watts.


Nobreak bifásico


Estas redes têm tensões de 127V, 220V ou 380/220V, para potência total máxima de 25.000 watts. Há 3 fios na ligação: 1 neutro e 2 fases. Certas instalações rurais que demandam sistemas diferentes para a energia de cargas críticas usam nobreak bifásico.


 Nobreak trifásico


Aqui a ligação acarreta 4 fios: 3 fases e 1 neutro. As tensões disponibilizadas são: 220/ 127V ou 380/ 220V. É uma rede para indústrias com potências de 25.000 watts a até 75.000 watts.


Os nobreaks trimonos se alimentam das 3 fases de entrada, ao contrário dos padrões monofásicos. Em outras palavras, estes aparelhos podem balancear as correntes de cargas para uma eficiente distribuição de energia a longas distâncias. É assim que efetiva o alto desempenho das operações dos equipamentos industriais. 

É hora da escolha 

Com as informações desse conteúdo você já tem conhecimento para escolher o nobreak correto. Isso ao levar em conta as características das cargas e da rede elétrica. Agora veja 4 opções de nobreak corporativo para instalar na sua empresa. Nos consulte para mais informações. 

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: