Layout do blog

Qual a diferença entre um nobreak e um estabilizador de tensão?

out. 07, 2022

O que é um nobreak? Qual a função de um estabilizador de tensão? Veja as respostas para não confundir na hora de comprar.

Muitas vezes as pessoas confundem o conceito de nobreak com estabilizador de tensão. Com isso, muitos consumidores podem comprar o produto errado, gerando transtorno. Mas, para você garantir uma compra segura, resolvemos solucionar essas dúvidas, explicando as diferenças entre nobreaks e estabilizadores de tensão.


Primeiro, o mais importante

O estabilizador de tensão não tem autonomia de energia. Ele serve para estabilizar às oscilações elétricas geradas por diversos motivos. Sendo assim, se a rede deixa de fornecer eletricidade as cargas conectadas desligam, com menos chances de “queimar”.

Por outro lado, um nobreak tem autonomia de energia. Portanto, nos casos de falhas da rede as cargas conectadas permanecem ligadas.

Abaixo, leia as características destes dois hardwares essenciais para ilhas de tecnologia da informação.


O que é nobreak?

O nobreak é um equipamento que oferece duas funções. Em primeiro lugar, alimentar os aparelhos com a energia das baterias, se há uma variação elétrica intensa ou interrupção da rede. Em segundo, regular a voltagem como o estabilizador de tensão.

Em períodos de apagões o nobreak fornece eletricidade para as cargas conectadas. Isto é, os aparelhos continuam disponíveis e as empresas não precisam deixar de operar, mantendo assim a alta disponibilidade.

O tempo de autonomia do nobreak depende dos tipos de baterias e da característica das cargas conectadas. Elas devem ser trocadas periodicamente.


Duração da energia

Dependendo da quantidade de baterias, os nobreaks fornecem energia por até 30 minutos. Neste decurso de autonomia é possível fechar os programas e desligar um computador, para evitar problemas como erros de configurações e desligamentos repentinos.

Todavia, os nobreaks corporativos certificam o fornecimento elétrico por algumas horas. Neste sentido, as cargas críticas de comércios e indústrias se conservam disponíveis para continuar a alta produtividade até retornar o abastecimento da rede.

Nobreaks offline e online

Entre os diferentes tipos de projetos de nobreaks podemos distinguir modelos online e offline. Entenda as particularidades de cada escolha.


Nobreak offline

São versões mais básicas e funcionais para pequenos escritórios. Podem ou não proteger contra surtos. Alguns nobreaks offline apresentam um regulador automático de voltagem, responsável por regular as flutuações da rede.

Nobreak online

Com dupla-conversão, os nobreaks online convertem corrente alternada para corrente direta. Em outras palavras, conseguem acionar o inversor e abastecer a bateria.

A maioria dos nobreaks online apresenta um baixo tempo de transferência. Assim, quando falha a rede elétrica os equipamentos conectados ficam ligados, recebendo a energia das baterias.

O nobreak online é recomendado para equipamentos de hospitais, servidores de data center, equipamentos industriais e comerciais que não podem ficar inoperantes.

Além disso, convém diferenciar os modelos senoidal e semi-senoidal:


Nobreak senoidal: O hardware certifica uma emissão de ondas mais puras. Com efeito, há melhora de estabilidade e pureza na energia. Perfeito para equipamentos sensíveis como os da área hospitalar, por exemplo.


Nobreak semi-senoidal: O aparelho emite ondas quadradas e menos puras, de modo a ser utilizado em aplicações de informática mais leves como desktops ou modens.

O que é estabilizador de tensão?

Os estabilizadores de tensão são aparelhos que reduzem riscos de danos nas valiosas conexões. Para isso, esta tecnologia estabiliza e regula a carga, mantendo a tensão segura. Não utiliza baterias.

Uma das vantagens do recurso é trabalhar com efetividade, mesmo diante de diversas oscilações da alimentação de entrada. Esses itens compostos de chips e dispositivos eletrônicos podem estar ligados por longos períodos, sem comprometer a operatividade.

Com o estabilizador, a segurança da energia é otimizada para comércios e indústria. Ao assegurar a tensão ideal, ele evita o aquecimento das bobinas nas cargas que duram por longo tempo.

Dentro de poucos milissegundos um estabilizador moderno responde para o controle da tensão adequada.


Onde usar estabilizador de tensão?

Os estabilizadores protegem as cargas das variações da rede elétrica, inclusive de mudanças bruscas na energia. São hardwares uteis para proteger contra surtos de tensão, como subtensão ou sobretensão.

Há muitos eletrônicos que podem ser conectados a um estabilizador para não sobrecarregarem por surtos elétricos. Desktops, equipamentos sonoros, luminárias de escritórios ou fábricas e geladeiras de alta precisão são alguns exemplos.


Nobreaks e estabilizadores: Semelhanças e diferenças

Tanto os nobreaks corporativos como o estabilizador servem para regular a tensão e proteger ativos de TI. Contudo, algumas versões do nobreak offline não garantem uma proteção a surtos elétricos. Desse modo, é importante se ater a este detalhe antes de adquirir um equipamento desse porte.

Como ponto principal, os nobreaks proporcionam a energia ininterrupta com baterias. Por sua vez, o estabilizador protege equipamentos de distúrbios elétricos, embora não tenha autonomia de energia.

A forma perfeita de obter o melhor dos dois mundos (proteção e autonomia) é adquirir um nobreak corporativo online.


Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: