Layout do blog

Entenda como fazer um planejamento estratégico de energia para provedores de Internet

ago. 07, 2023

Descubra o passo a passo em detalhes ao planejamento estratégico de energia para provedores de internet, ininterruptamente.

Para empresas provedoras que estão em grandes centros ter eletricidade adequada é fundamental, o que ocorre com um adequado planejamento estratégico de energia para provedores de internet.

Entretanto, a energia ininterrupta é muito importante às empresas provedoras em áreas do interior. Pois, nas regiões isoladas, há muita frequência de indisponibilidade elétrica. Isso explica porque necessitamos de um projeto confiável que assegura fornecimento ininterrupto para manter a alta acessibilidade das cargas críticas.

Nesse artigo, a Logmaster demostra como tem de ser o planejamento estratégico de energia para provedores de internet regionais, ininterruptamente.

Reunimos nossa experiência de longos anos no fornecimento de produtos de energia ininterrupta para informar como proporcionar a disponibilidade energética sem interrupções, provendo acessos de qualidade.


Planejamento estratégico de energia para provedores de internet regionais

Os nobreaks corporativos propiciam viabilidade energética, principalmente em situações onde o fornecimento de energia é precário. Portanto, eles não podem faltar nas estratégias para alimentar cargas críticas de provedores, assegurando alta produtividade e baixa latência.

Porém, não basta comprar o nobreak, conectar as cargas e pronto. De início, é imprescindível planejar para a instalação ser perfeita, aproveitando muitos recursos técnicos com menos custos financeiros.

Assim, siga os 5 passos abaixo para o levantamento técnico que ajuda no planejamento estratégico de energia para provedores de internet, ininterruptamente com nobreaks:


1 - Considerar a teoria do aquário

Embora pareça simples, para um gestor de TI a teoria do aquário permite saber como ter energia ininterrupta e sistema estável sem gastar receita excessiva na infra.

Imagine que o aquário é a possibilidade de energia ininterrupta do nobreak. Agora, considere que os peixes são as cargas críticas.

Neste sentido, não aconselhamos o aquário muito grande para peixes pequenos. Pois, com isso existe um gasto alto de receita a fim de manter uma baixa demanda crítica.

Todavia, não é bom o aquário muito pequeno para peixes grandes. Diante disso, a proteção do nobreak é baixa e surgem falhas na energia ininterrupta.

Logo, a melhor solução é um aquário no tamanho certo para a dimensão dos peixes. Em outras palavras, o caminho para economizar sem arriscar a disponibilidade da energia ininterrupta é um equipamento certo para o número de cargas críticas que precisam estar sempre ligadas.


Missões do nobreak: Abastecer e proteger

Além de garantir energia ininterrupta aos equipamentos de telecom, o nobreak também abastece com segurança. Ou seja, o abastecimento energético é limpo para não comprometer as cargas críticas.

Desta maneira, com nobreak corporativo protegemos a produtividade e os dispositivos de alto valor do provedor. Sem dúvidas, isso significa menos custos com manutenção corretiva, reconfigurações complexas, improdutividade, perda de clientes, entre outros.


2 - Mapear as cargas críticas do provedor para conectar ao nobreak

Aqui, o gestor de TI relaciona as cargas para conectar ao nobreak que não devem desligar se existirem falhas no fornecimento de energia da concessionaria ou do gerador.

De fato, cada empresa sabe o que necessita ou não ser mantido ligado. No entanto, ao ponderar as infraestruturas de provedores listamos exemplos como:

· Ar-condicionado de operação;

· Ar-condicionado de conforto;

· Cabos ópticos;

· Caixa de emenda;

· OLT (Terminal de Linha Óptica);

· Roteadores;

· Sistema de backup;

· Sistemas de iluminação;

· Software de gestão;

· Instrumentos de teste.

Quanto maior a potência e o número de cargas críticas conectadas mais investimento exige o planejamento estratégico de energia para provedores de internet.

O vídeo abaixo mostra algumas exemplificações de cargas críticas:

Esta outra gravação revela a relevância do mapeamento das cargas críticas para o alcance de metas:

3 - Dimensionar as cargas críticas para os nobreaks

Após mapear, precisamos dimensionar as cargas selecionadas na finalidade de acertar nas escolhas do nobreak. Esta tarefa requer análises como: Potência elétrica das conexões, tensão de alimentação e quantidade de hardwares para conectar.

Com estes dados, o gestor de TI sabe quais características são necessárias para o nobreak, como: Autonomia, fator de potência, kVA e tensão de entrada. Como resultado, o provedor regional aperfeiçoa o plano para um sistema de redundância que certifica a alta disponibilidade.


4 - Planejar o sistema redundante do nobreak

Muitas vezes as cargas de telecom têm uma potência baixa. Contudo, o acúmulo de conexões demanda um padrão superior de nobreak para o sistema redundante de energia ininterrupta dos provedores.

Ao efetivo plano estratégico de energia ininterrupta recomendamos 3 formas para fazer redundância de nobreaks:

·   Fontes pré-existentes: Se os servidores têm pontos redundantes, ligamos um nobreak diferente em cada fonte. Por usar a infraestrutura existente o provedor gasta menos dinheiro na implantação.

· Chave de transferência automática: Possibilita o sistema hot stand by, no qual, se um nobreak falhar, a alimentação da carga é transferida para outro nobreak. Pode operar em nobreaks de marcas diferentes.

·  Paralelismo ativo: Para nobreaks da mesma marca. Se a carga total requer 80 kVA, por exemplo, o provedor precisa de dois nobreaks 80 kVA. Com tal propriedade, quando um nobreak apresenta incorreções o outro começa a suportar as cargas.

No contexto de provedores regionais que iniciam agora as atividades operacionais, recomendamos os nobreaks com transformador isolador de 3 kVA e chave de transferência automática.

Neste caso, o aparelho isola a rede primária da secundária para a alimentação. Assim, somente se o nobreak tem problemas técnicos pega a energia da concessionária e isola antes do abastecimento direto para a carga.

Desse jeito, alimentamos com segurança o valor agregado, seja por proteção aos equipamentos ou pela ininterruptibilidade produtiva. Além do mais, ao considerar as cargas de telecom de baixa tensão o atributo de 3 kVA é viável.

Ademais, com a chave de transferência, se um nobreak falhar as cargas passam a ser alimentadas pela energia isolada do outro nobreak, garantindo a baixa redundância.

De olho na autonomia: Custo e benefício

Se faltar energia fornecida pela concessionária a entrada pode ser alimentada por um gerador, sendo que o nobreak mantém as cargas ligadas durante a troca da alimentação.

Neste sentido, com um gerador na retaguarda trabalhamos com as próprias baterias internas do nobreak e uma autonomia pequena. Por exemplo: 15 minutos.

Por outro lado, se não há gerador para substituir a rede, um caminho para a energia ininterrupta é investir nas baterias externas do nobreak, com duração de 2 horas ou mais.

O investimento para a bateria externa é maior e deve ser considerado se não há geradores que garantem autonomia até a volta da disponibilidade de rede. É pertinente entender esta regra para não gastar dinheiro à toa.

Aliás, com esta consideração no planejamento estratégico de energia para provedores de internet, começamos corretamente - você monta uma infra que tem condições de crescer sem muitas modificações no sistema já instalado.


5 - Avaliar a situação na infraestrutura para instalar os nobreaks

Em primeiro lugar, observe os obstáculos para instalar nobreaks. Exemplos: Espaço disponível, tamanho das portas, escadas, entre outros.

Depois é preciso uma avaliação ambiental. Esta análise considera pontos como: Iluminação, poeira, pó, limpeza, umidade, temperatura, espaço para a manutenção, circulação de ar natural e condicionado.

Também analisamos a situação externa e interna: Condição elétrica dos ambientes, espaço para gabinetes de bateria, tempo médio da indisponibilidade e quantos dias há falta de energia por ano em média.

Outra análise é sobre a adequação da infra. Observe aspectos como: Sistema elétrico, tomadas, cabeamento e luminárias.


Como saber qual nobreak é perfeito para provedores de internet?

Um eficiente planejamento estratégico de energia para provedores de internet ininterrupta requer mapeamento das cargas críticas, dimensionamento, sistema de redundância e avaliação criteriosa da infraestrutura.

Conforme exposto nos 5 pontos do planejamento estratégico de energia para provedores de internet, comprar um nobreak requer uma consultoria criteriosa. Afinal, somente ao levar em conta os mínimos detalhes técnicos alcançamos a perfeição operacional.

Os fornecedores de nobreaks confiáveis como a Logmaster respondem as dúvidas de provedores de internet com interesse em nobreaks. Envie uma mensagem no site da Logmaster para solicitar a consultoria da nossa marca.



Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: