Layout do blog

Sua empresa está preparada para um possível racionamento de energia?

jul. 30, 2021

Que a conta de luz aumentou todo mundo já sabe, mas você sabia que existe a possibilidade de um possível racionamento de energia?

Cidade iluminada

A escassez das chuvas dos últimos meses de 2021 está provocando provoca o esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas, responsáveis por mais de 60% da geração de energia elétrica no país. Para quem presenciou os apagões de 2001, pode perceber que esse é um indicador de um possível racionamento de energia elétrica no país. O Brasil passava por período de forte estiagem, o que gradativamente diminuiu o volume útil dos reservatórios de água das hidrelétricas, sendo necessário atitudes de contenção da demanda energética consumida no país.


Unidades consumidoras que fizessem o uso de mais de 100kW/hora, como as indústrias, por exemplo, além de pagar mais cara pelo consumo de energia elétrica, precisavam se adequar aos horários programados de cortes de energia. Esse cenário durou cerca de 7 meses e foi um importante marco na história do fornecimento de energia elétrica no país, sendo o maior causador de prejuízos para empresários brasileiros.


Agora o país enfrenta a pior estiagem dos últimos 90 anos. E o receio de um novo período de apagões volta a assombrar o setor industrial. A pergunta é, sua empresa está preparada para um possível racionamento de energia? Para ter essa resposta leia o artigo.


Prejuízos que podem ocorrer ocasionados por falhas no fornecimento de energia elétrica


Fábrica em produção

Qual o prejuízo que uma interrupção no fornecimento de energia elétrica pode ocasionar em uma empresa? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. Brincadeiras à parte, a resposta para essa pergunta é realmente um ponto muito importante e que deve ser levado a sério pelas empresas.


Para cada tipo de negócio, o tempo sem energia elétrica, significa não poder executar suas operações normais e correspondem a significativos prejuízos. Uma hora sem luz em uma residência, pode causar certos incômodos, porém essa mesma hora em uma fábrica de alimentos, pode significar a perda total dos insumos que seriam utilizados na fabricação dos produtos. Para outros setores, esse cenário pode ser ainda pior. Já imaginou um hospital sem energia elétrica por uma hora inteira? Nesse caso, o prejuízo pode ser até mesmo perdas de vidas humanas. Estes são alguns exemplos da importância do fornecimento ininterrupto de energia elétrica para as indústrias.


Sala de cirurgia de um hospital

É para evitar situações como estas, que existem alternativas para o fornecimento de energia elétrica 100% limpa, segura e ininterrupta. Com o uso de tecnologia adequada, é possível garantir o fornecimento de energia durante momentos críticos e manter a continuidade operacional dos serviços da sua empresa. Para isso, equipamentos de backup de energia protegem qualquer tipo de carga sensível ou crítica de desligamentos abruptos, como é o caso da aplicação de nobreaks. 


Nobreaks: fornecimento de energia ininterrupta como alternativa para o racionamento de energia elétrica



Conhecidos como UPS (Uninterruptible Power Supply), os nobreaks online dupla conversão são ideais para utilização em equipamentos ou sistemas muito sensíveis às oscilações de energia. Eles são conectados entre a rede de energia da concessionária e seu sistema interno. Possuem baterias internas e conversores que possibilitam que os nobreaks forneçam uma energia limpa e estabilizada, por um determinado tempo, enquanto a rede normal não é restaurada.


Além disso, nobreaks melhoram a qualidade da energia concedida à sua empresa, eliminando ruídos e estabilizando tensão e frequência, que possam prejudicar a produtividade de alguns tipos de negócios.


Dessa forma, os nobreaks online mantêm a energia e eliminam as oscilações e falhas ocasionais. Por isso, em uma possível situação de racionamento de energia, o uso de nobreak é a opção ideal para garantir a alta performance de uma empresa. Como resultado, o sistema UPS entrega maior estabilidade para a malha produtiva, inclusive, com significativa proteção da integridade das máquinas e aplicativos de TI, o que evita possíveis prejuízos com equipamentos caros danificados, por causa de uma queda de energia repentina.


Proteja-se contra blecautes com um sistema UPS


A possibilidade de racionamento de energia ainda é um assunto controverso entre os especialistas e o governo federal. Porém, se a situação das hidrelétricas não melhorar, sem o racionamento, a demanda energética do Brasil pode ser sobrecarregada, e desse modo, existe a possibilidade de ocorrerem blackouts em horários de pico de consumo. Uma situação que já aconteceu
recentemente em Brasília, no dia 16 de julho, por exemplo.


O cenário atual do sistema implica diretamente no bolso das unidades consumidoras, considerando que a ANEEL instituiu a bandeira tarifária mais cara aos consumidores. Além disso, com a possibilidade de blecautes, empresas que não possuem um sistema de fornecimento de energia alternativo, podem sofrer perdas significativas, seja de insumos, queima de equipamentos ou situações ainda mais críticas, como o risco à vida humana.


Você já tem um nobreak na sua empresa, para evitar esses transtornos? Ainda não? Então entre em contato conosco e saiba qual o nobreak ideal para o seu negócio!


Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: