Layout do blog

Falta de energia e queda na conexão com a internet: 8 formas de gerenciamento de risco

abr. 05, 2024

Mapear cargas críticas e dimensionar nobreaks são algumas formas de combater a falta de energia e gerenciar riscos de conexão em provedores de internet.

A falta de energia e conexão em provedores de internet chama a atenção dos gestores de TI. Sem esta disponibilidade, o serviço não funciona perfeitamente, o negócio vai à ruína. Falhas em efeitos cascata, manutenções corretivas e baixa comunicação imediata são alguns efeitos da  indisponibilidade energética nos provedores.


Por estas e outras razões a gestão de TI deve agir com estratégia. Ou seja, é preciso executar algum gerenciamento de risco, para assegurar a energia ininterrupta e a alta disponibilidade no fornecimento de internet. Leia agora sobre práticas para efetuar esta administração.

1 - Análise das cargas

O primeiro passo para evitar a falta de energia e conexão em provedores de internet é avaliar todas as cargas. Isso porque para qualquer Data Center ter êxito todos os aparelhos ou acessórios têm de operar perfeitamente.


Durante a avaliação, uma etapa importante é registrar as marcas de cada componente operacional. Considere que a equipe de TI precisa realizar contatos com os fornecedores, seja para providenciar manutenção corretiva ou no sentido de coletar informações para a manutenção preventiva.

Ao produzir esta análise com precisão, técnicos de TI entendem quais tecnologias demandam manutenção urgente. Assim, os provedores planejam as datas ideais a fim de reparar as cargas sem comprometer rotinas de trabalho. Para avaliar com mais organização use uma planilha de gestão de infra de TI. Baixe um modelo aqui!

2 - Mapeamento das cargas críticas

Agora chega o momento de mapear as cargas críticas. Em outras palavras, a gestão de TI mapeia as cargas que não podem deixar de funcionar por um instante, para manter o serviço sempre disponível e com energia abundante. Entenda melhor no vídeo:

Agora chega o momento de mapear as cargas críticas. Em outras palavras, a gestão de TI mapeia as cargas que não podem deixar de funcionar por um instante, para manter o serviço sempre disponível e com energia abundante. Entenda melhor no vídeo:

3 - Mindset para a gestão de energia ininterrupta

As incertezas de TI são reduzidas com a implementação de nobreaks, equipamentos que asseguram a energia ininterrupta para as cargas críticas. Este investimento é imprescindível em data center de provedores, de modo que o gestor tem de convencer a diretoria financeira sobre a necessidade de investir nesta tecnologia.


Muitas vezes, o data center já tem short breaks que são inefetivos para evitar a falta de energia e conexão de provedores de internet. Neste contexto, cabe ao governante de TI explicar aos superiores que há no mercado nobreaks corporativos com baterias de longa duração, muito melhores efetivamente.

A partir do ponto que a administração dos provedores tem uma mentalidade favorável à energia ininterrupta, com instalação de nobreaks avançados, o negócio tende a ter menos prejuízos por causa da indisponibilidade das concessionárias.

4 - Dimensionamento das cargas críticas aos nobreaks

Para um efetivo gerenciamento de risco contra falta de energia e conexão em provedores de internet não basta instalar qualquer nobreak. É comum ao setor de compras da empresa optar pelo produto que custa barato. Porém, o gestor de TI necessita especificar qual aparelho adquirir, conforme o dimensionamento específico.

Antes de tudo, para dimensionar as cargas do nobreak corretamente, a equipe de tecnologia da informação precisa saber dados como:

  • Número de cargas críticas que serão conectadas ao nobreak;
  • Tensão e carga elétrica de cada carga;
  • Tipos de aparelhos a serem sustentados pelo nobreak.


Depois, devemos escolher um nobreak correspondente aos dados das cargas. Para isso avalie:

  • Autonomia das baterias (tempo de duração);
  • Fator de potência;
  • Potência em kVA.


Em caso de dúvidas consulte o fornecedor que ensina a dimensionar adequadamente. Por exemplo, a fabricante de nobreaks Logmaster tem consultores disponíveis para ajudar clientes no dimensionamento para a compra do nobreak correto. Faça contato.

5 - Planejamento do sistema de redundância

Às vezes a falha da concessionária dura mais tempo do que a autonomia da bateria do nobreaks. Em outros momentos, por algum motivo técnico como a escassez de manutenção, o nobreak é capaz de falhar. Para estes casos, a gerência de risco contra falta de energia e conexão em provedores requer um sistema de redundância.


É possível fazer redundância em fontes pré-existentes, com um nobreak ligado a cada fonte em uma infra pré-existente para a instalação deste equipamento. Também existe a chave de transferência automática, com sistema hot stand by, ao qual há transferência da carga de um nobreak para outro nobreak.

Uma outra alternativa é o paralelismo ativo, em que há dois nobreaks com o mesmo valor de kVA correspondente às demandas das cargas. Sendo assim, se a carga requer 100 kVA, o nobreak de 100 kVA passa com mais segurança a sustentação para outro nobreak 100 kVA, preferencialmente da mesma marca.

6 - Avaliação da estrutura para instalar nobreaks

O nobreak não é um aparelho simples para instalar ou utilizar em qualquer espaço, como se fosse qualquer notebook. Existe a necessidade de preparar o espaço de maneira adequada para receber a instalação deste equipamento.

Avalie se há obstáculos para instalar como as escadas e a dimensão da porta. Procure analisar a situação ambiental como circulação de ar, ar-condicionado, umidade, limpeza e pó, visto que a sujeira compromete o funcionamento perfeito dos nobreaks.

As condições da infraestrutura também são essenciais como luminárias, cabeamento, viabilidade elétrica das tomadas, espaço para gabinetes de bateria e para a manutenção. Além disso, vale a pena considerar a média da escassez de energia no ano para providenciar a adequada redundância.

7 - Automatização da gestão de energia ininterrupta

Para facilitar o gerenciamento de risco da falta de energia e conexão em provedores de internet vale a pena usar nobreaks com aplicações para gerenciamento à distância. Por exemplo, usando o software Log Blue Web, dos nobreaks Logmaster, o gestor recebe alertas no próprio celular ou computador na mesa de trabalho.



Isso significa que com esta telemática, a equipe de TI não perde muito tempo para averiguar a disponibilidade de energia em cada carga do Data Center conectada ao nobreak. O próprio aplicativo se encarrega de informar se há algum ponto com indisponibilidade energética.

Desta forma, a gestão de energia ininterrupta fica centralizada e as tarefas repetitivas se tornam automatizadas. Além dos ganhos de tempo para realizar outras tarefas estratégicas, esta automatização reduz os riscos dos erros humanos e qualifica o lado operacional.

8 - Ampliação futura de equipamentos eletrônicos

Considere que a gerência de risco para evitar a falta de energia e conexão em provedores de internet deve ser contínua. Na prática, se a equipe de TI planejar a troca ou inserção de equipamentos no Data Center, também tem que pensar em fortalecer a disponibilidade de nobreaks e os planos de redundância.


Não é incomum que as empresas instalem novos equipamentos sem pensar na ampliação dos nobreaks. Como resultado, as novas cargas funcionam mal, há prejuízos no negócio e em tempo investido nas investigações para identificar o problema, até identificar a falha no planejamento da energia ininterrupta.

Evitar a falta de energia e conexão em provedores de internet

Analisar as cargas e determinar quais são os ativos críticos para serem conectados ao nobreak. Essa é a medida necessária na finalidade de evitar os riscos da falta de energia e conexão em provedores de internet.


O mindset da equipe de TI precisa estar centrado no alto valor que existe na energia ininterrupta e segura dos nobreaks. Afinal, estes equipamentos certificam a alta disponibilidade das cargas que fazem operar com perfeição os provedores.


Na Logmaster temos nobreaks de última geração para atender as diferentes demandas específicas do mercado de provedores regionais. Também estamos com consultores disponíveis para satisfazer qualquer dúvida sobre o tema. Aguardamos o seu contato no site oficial.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Share by: